.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
| INFORMAÇÕES PESSOAIS |
| Nome: Robinho Pedrosa |
| Partido: DEMOCRACIA CRISTÃ |
| Votos: 503 |
| Aniversário: 24/12 |
| E-mail: robinho@camarasaopedro.sp.gov.br |
| BIOGRAFIA |
Roberson Pedrosa de Oliveira, mais conhecido como Robinho, nasceu em Recife (PE), em 1974. Filho de Roberval Marçal de Oliveira e Ivete Pedrosa de Oliveira, tem três irmãos. Depois de algumas mudanças de cidade, e com a separação de seus pais, mudou-se com a mãe e os irmãos para Guarulhos (SP). Em 1999, Robinho casou-se com Andréa Neiva Ramos de Oliveira, e dessa união tem dois filhos. No ano de 2000, mudou-se com a mulher e os filhos para São Pedro e trabalhou em várias empresas. Morou e trabalhou em Portugal, por um período de um ano e meio, na cidade do Porto. No período em que atuou no setor privado, teve passagens por empresas como Scoton, FAFE, Mercado D’família e Supermercado Jardim São Pedro, onde exerceu a função de entregador e viu de perto as necessidades de São Pedro, experiência que abriu seus olhos para as possibilidades no futuro. Com o incentivo da família e das pessoas que sempre ajudou, partiu para a vida pública.
Em 2012, se candidatou pela primeira vez a vereador. No ano de 2014, trabalhou na UMIS e fez parte da Diretoria do Hospital São Lucas, atuando como conselheiro fiscal. Em 2016, foi eleito vereador com 349 votos. Durante os quatro anos de seu mandato, Robinho buscou melhorias e recursos para São Pedro, com foco na Saúde, somando quase R$ 12,5 milhões. Criou projetos para a Saúde, Causa Animal, Causa Autista, Meio Ambiente e Lei da Ficha Limpa Municipal, todos aprovados e sancionados. Em 2020, não foi reeleito.
Dedicou-se à Faculdade de Gestão Pública, se formando em junho de 2021. Recebeu o convite do prefeito Thiago Silva para assumir a Coordenação do Aeroporto em São Pedro. Posteriormente, coordenou a Defesa Civil da cidade. Mais tarde, nesse ano, retornou para a Saúde, na UBS São Dimas, precisando depois se desligar para o período eleitoral. Em 2022, fez pós-graduação em Gestão de Saúde Pública e uma segunda pós-graduação, em Gestão de Pessoas. Agora, em 2024, Robinho foi eleito vereador pela segunda vez, com 503 votos, pelo partido Democracia Cristã.
Mais informações:
Profissão:
Endereço para correspondência:
Entrevista
Quando foi que tudo começou? Por que resolveu entrar na política? Minha esposa se acidentou em 2002, indo para Novo Horizonte, no antigo haras, São Sebastião Beto Carrero. Lá começou minha batalha por melhorias para aquela avenida. Fiz abaixo-assinados, corri atrás de reportagem. E comecei a me interessar por política e pelo bairro. Trabalhava como motorista, no mercado Jardim São Pedro, rodava toda a cidade. Nessa correria, pessoal solicitava as coisas. Em 2002, me candidatei a vereador pela primeira vez. Para ser vereador, tem que ter trabalho iniciado em algum lugar da cidade.
Conte como foi sua infância. Minha infância foi bem difícil. Com 10 anos, mudei para Rondônia. Depois, veio a separação dos meus pais. E minha mãe resolveu mudar para São Paulo. Foi muito doloroso. Ajudava em casa desde os 14 anos, na época do Exército eu era arrimo de família. Era o segundo de quatro irmãos.
Narre curiosidades de sua vida ou seu dia a dia. Qual é sua profissão? Além de vereador, o que faz? Tenho quase 30 anos de carteira assinada no comércio. Até quando Helinho Zanatta assumiu a Prefeitura. O empresário Nelson Baltieri me apresentou Helinho. Quando eu me tornei suplente, Helinho me convidou para a Saúde, na época da descentralização. Só existia a Umis. Fiz parte dessa mudança.
Conte uma história marcante na política ou em seu trabalho com a população. Uma mãe de autista veio me procurar, neste mesmo gabinete, no meu primeiro mandato. Ela relatou a dificuldade, mas a alegria dela de ver todo o processo de conquistas de todos os dias. E eu me emocionei. Percebi que o Poder Público faz muito pouco. Isso foi marcante. Hoje eu e ela somos amigos. A causa autista me ajudou a compreender mais a situação de quem é mãe, pai ou criança.
Qual sua maior paixão? Cristo, a família. A Igreja é meu hobby.
Qual sua causa mais importante? Três, a Saúde, em primeiro lugar, o autismo e a causa animal. Quando pequeno, deixava de comer os ovos das galinhas para vê-las crescendo. Comecei a trabalhar isso no início do primeiro mandato.
Fale um pouco de seus objetivos na Câmara Municipal. Serão quatro anos de crescimento, fazer algo pela população. Trabalhar para gerar frutos. Estamos trilhando um bom caminho para lá na frente. Atender bem o povo. Amadureci. Aprendi bastante na primeira passagem. Evito cometer os mesmos erros. Para benefício meu trabalho na Câmara e a população.
Na sua opinião, qual é a importância do seu mandato? Atender a população, resolver os problemas da cidade. Nem tudo consigo, porque nem tudo depende de mim. Infelizmente.
Qual o seu maior desafio no papel de vereador? Realizar, concretizar os trabalhos, na política de hoje. Como disse um pastor, é difícil ser político hoje, por conta da realidade da política brasileira hoje. Todos os trâmites não dependem só de você.
Qual o projeto mais importante, que sonha realizar? Um centro de especialidades para o autista de São Pedro. A demanda é grande. Ainda não temos esse acolhimento especializado. Vou às famílias para fazer esse acolhimento. Não vejo o Poder Público fazendo isso.
Qual o momento mais prazeroso no dia a dia de vereador? Quando a coisa dá certo e tenho o retorno da população. Quando não resolvo, fico amarrado à situação e chateado.
Qual é a tarefa mais difícil na função de vereador? Confrontar outro vereador. Rebater acusações. A política deveria unir todos pelo bem da cidade. Quando entra no lado da politicagem, é ruim.
Qual foi sua sensação quando soube que foi reeleito vereador da cidade? Alívio. Quando não fui reeleito, veio aquele baque. Fui um dos vereadores mais ativos da Câmara. Mas não fui reeleito. Porém, foi um incentivo para me aprimorar, na área da Saúde, com pós-graduações. Desta vez, percorri toda a cidade, inclusive a área rural. E o resultado foi gratificante.
Tornar-se vereador torna sua vida mais difícil? É mais difícil ser político. É cobrado constantemente. O cidadão comum tem mais privacidade, as pessoas tratam você como uma pessoa como qualquer outra.
Qual a missão de um vereador, na sua visão? Fazer o bem ao próximo.
Qual é seu propósito? Tornar-me prefeito da cidade de São Pedro.
Cor favorita? Azul.
Time do coração? São Paulo.
Programa de TV predileto? Fórmula 1.
Qual foi o melhor filme que assistiu? Paixão de Cristo.
Qual livro recomendaria ao público? Uma vida com propósitos, de Rick Warren.
Defina São Pedro com uma só palavra. Maravilhosa.
|
Para visualizar os Processos Legislativos dentro de algum intervalo de tempo, utilize o formulário abaixo.
Projetos
Indicações
Requerimentos
Moções
Mesa Diretora
Pedido de Informação
Ofício
.
.
.
.