1883-2026
Notícias - Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2026

A Câmara Municipal de São Pedro completa 143 anos de existência nesta quarta-feira (11/2/2026). Em 11 de fevereiro de 1883, segundo pesquisadores, anunciava-se a “posse” da Primeira Câmara Municipal e a emancipação política e administrativa. O Coronel Veríssimo Antônio da Silva Prado foi escolhido o primeiro presidente. “Todos os olhares dirigiam-se a ele, com admiração. Era ele o grande chefe, o presidente eleito, o primeiro presidente da Vila. A partir desse dia, São Pedro estava desligada daquela que fora a sua mãe – Piracicaba. Para a constituição da nossa primeira Câmara, não houve lutas políticas”.
Curiosidades
- A história da Câmara Municipal de São Pedro é constituída por duas fases: a era das primeiras 11 Câmaras, até 1931, e o tempo pós-guerra e pós-Estado Novo, com 19 legislaturas.
- O primeiro presidente da história da Câmara foi o Coronel Veríssimo Antônio da Silva Prado. Ele comandou a instituição entre 1883 e 1892.
- O primeiro presidente do período pós-guerra foi o vereador Romeu Peliciari, que presidiu a Câmara Municipal entre 1948 e 1951.
- A Câmara foi inaugurada em uma pequena Casa Paroquial.
- O primeiro prédio da Câmara foi inaugurado em 15 de novembro de 1898. “Na primeira sessão, eram escolhidos dentre eles: o presidente, o vice-presidente e o intendente. O intendente municipal chefiava o Poder Executivo, lugar que hoje os prefeitos ocupam. Ele recebia uma verba para executar os serviços próprios do cargo. Nunca para seus gastos pessoais. E o posto era só por um ano! Em razão disso, a sede do Legislativo era também a sede do Executivo”, afirmam as historiadoras Maria Aparecida Fracasse de Barros e Maria do Carmo Mendes de Andrade e Souza, no livro “A História da Nossa Cidade São Pedro”.
- Na década de 1970, o antigo prédio da Câmara foi demolido, para a construção do Fórum.
- Antes, eram apenas seis vereadores, não remunerados.
- O Legislativo mudou-se para a Praça Adolpho Bonifácio Bragaia, no Centro de São Pedro, onde ficou até 2018.
- Nesse ano, a instituição foi transferida para a rua Nicolau Mauro, na Vila Estela, em um local onde funcionava um centro recreativo.
- O plenário, com capacidade para uma plateia de 108 pessoas, foi batizado com o nome do vereador Pedro Bertochi – parlamentar atuante na 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 7ª e 8ª legislaturas, entre 1952 e 1982.
Livro de Atas nº 1 (1948-1951) – Período Pós-Guerra
Trecho da Ata de Instalação da Câmara Municipal
“Ao primeiro dia do mês de janeiro de mil novecentos e quarenta e oito, nesta cidade de São Pedro... assumiu a presidência da sessão o juiz de direito e eleitoral da Câmara, Luiz Gonzaga de Arruda Campos, que declarou iniciados os trabalhos, fazendo em seguida uma explanação sobre o ato solene que se realizava, que, disse, significava a volta do município ao regime democrata, inaugurado com a reimplantação da ordem constitucional do país, com a instalação que ora se processava na Câmara Municipal de São Pedro... Realizada a eleição, passou-se à apuração dos votos, cujo resultado foi o que se segue: para presidente, sr. Romeu Peliciari, 12 votos; para 1º Secretário, sr. Antônio Chagas Machado, 11 votos; para 2º Secretário, Felisberto Botene, 11 votos. Em face desse resultado, o sr. Presidente proclamou eleitos e empossados nos respectivos cargos os vereadores... os quais prestaram o compromisso legal., congratulando-se em seguida com o povo de São Pedro, pela instalação da Câmara Municipal”.
Trecho da Ata da Sessão de Compromissos
“Realizou-se a sessão de compromisso dos vereadores e posse do prefeito municipal... O sr. presidente tomou-lhes o compromisso legal de seus cargos, sendo lida pelo sr. José George Wached e repetida pelos demais vereadores a fórmula regimental: ‘Prometo desempenhar fielmente o meu mandato, promovendo o bem geral do município, dentro dos limites constitucionais e da lei orgânica dos municípios do Estado de São Paulo’”.
História de São Pedro
Segundo a pesquisadora Maria do Carmo Mendes de Andrade e Souza, na segunda metade do século XVIII, as fazendas multiplicaram-se por aqui, assim como as casas ao redor da antiga capelinha. Impulsionada pelo progresso, a Capela de São Pedro foi elevada à categoria de Freguesia, em 1864. “Essa evolução dava direito a um sacerdote. Ele chegou em 1867, um italiano: Padre Aurélio Votta. Em 1875, veio para cá o Coronel Veríssimo Antônio da Silva Prado, Barão de Iguape. Homem influente, ele estabeleceu-se como fazendeiro e conseguiu que a Freguesia de São Pedro fosse elevada à categoria de Vila, em 1879”, relata ela.
Ainda de acordo com Maria do Carmo, dois anos mais tarde, veio outra conquista de Veríssimo Prado: a emancipação político-administrativa da Vila. São Pedro desligava-se de Piracicaba. “Em 1882, ainda por sua influência, a Vila de São Pedro tornou-se Comarca e teve seu primeiro Juiz de Direito: Dr. João Baptista Pinto de Toledo”, narra a pesquisadora.
Maria do Carmo conta que o período de 1890 a 1895 foi marcado pela imigração, principalmente a italiana, que substituiu a mão escrava na agricultura. “Com a respeitável produção anual de cerca de 7 milhões de quilos de café, São Pedro conseguiu projeção na época. Até um ramal de estrada de ferro chegou à cidade em 1893”.
A ajuda dos fazendeiros enriquecidos pela cafeicultura foi fundamental para os melhoramentos que se seguiram, em São Pedro: ajardinamento da praça central, o coreto, luz elétrica, canalização da água, Santa Casa de Misericórdia, Cemitério Municipal, Grupo Escolar, uma bela Igreja Matriz, a Cadeia, a Prefeitura, a Câmara Municipal.
