Decretos Legislativos 161/2024, 164/2025 e 165/2025
Sessão Solene - Segunda-feira, 01 de Dezembro de 2025

Por meio dos Decretos Legislativos 161/2024, 164/2025 e 165/2025, aprovados por todos os vereadores da Câmara Municipal de São Pedro, os policiais militares José Antonio Cherve e Marco Antonio Zaghi e o servidor público Antonio Carlos dos Santos serão agraciados com títulos de cidadão são-pedrense na quinta-feira, dia 4 de dezembro, a partir das 20 horas, em sessão solene aberta, no plenário da Câmara Municipal, na rua Nicolau Mauro, 1.011 – Centro.
José Antonio Cherve nasceu em Corumbataí, São Paulo. Filho mais velho de cinco irmãos, conciliou trabalho com estudo até os 17 anos. Aos 18 anos, em 1974, almejando um futuro melhor, conquistou vaga na Academia Militar do Estado de São Paulo. Nesse mesmo ano mudou-se para a cidade de São Pedro. Casou-se com Luísa Momesso, pertencente a uma das famílias mais tradicionais da cidade, em 14 de janeiro de 1976. Três anos depois da união, nasceu Elisângela Maria Cherve, sua primeira filha. Em 27 de maio de 1983, nasceu seu filho Ezequiel Antonio Cherve.
José Antonio Cherve adquiriu o respeito e a confiança dos moradores da cidade. Nunca foi de levar as dificuldades do trabalho para casa, nos mais de 20 anos dedicados ao serviço militar. Tudo que vivenciou ao longo de sua trajetória lhe serviu como uma escola. De maneira sábia, aplicou em casa tudo aquilo que acreditava servir de exemplo a ser seguido. Em 1999, enfrentou a perda do pai, Antonio Cherve, vítima da Doença de Alzheimer. No entanto, no ano seguinte, próximo de sua aposentadoria, comemorou o nascimento do seu primeiro neto, Luiz Felipe, filho de Elizângela. Hoje ele tem 25 anos.
O reconhecimento aos serviços prestados, sempre de forma honrosa e honesta, resultou no convite ao cargo de secretário de segurança de São Pedro, na administração do então prefeito da época, Eduardo Modesto. Hoje, passa os finais de semana no seu sítio, em sua terra natal. É para lá que vai desde sua aposentadoria, há 15 anos. Nesse lugar, pode pescar no mesmo ribeirão que frequentava quando era criança. Pode rever e conversar com os amigos.
Atualmente, reserva parte de seu tempo a um projeto pessoal: a escrita de uma coletânea de pensamentos e poemas, alguns de sua própria autoria, outros reescritos. José Antonio Cherve recebeu a Medalha de Valor Militar Gran Prata, por 20 anos de trabalho sem que houvesse nenhuma punição, e a Láurea de Mérito Pessoal de 5º Grau.
Marco Antonio Zaghi, sargento da PM, nasceu em 5 de novembro de 1973, em São Paulo. Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 2001, formando-se no Curso de Formação de Soldados no 10º Batalhão de Piracicaba. Desde o início, demonstrou grande vocação para o serviço público, sempre pautado pela ética, disciplina e respeito às leis.
No início, Zaghi atuou no Rádio Patrulhamento da 3ª Cia. em São Pedro, onde desenvolveu um trabalho exemplar junto à comunidade local, ganhando a confiança da população por seu profissionalismo, sua atuação firme, mas sempre respeitosa e equilibrada. Em 2009, foi promovido ao cargo de Cabo da PM, fruto do reconhecimento por sua produtividade e conduta ilibada. Em 2017, frequentou o Curso Superior de Sargentos, na capital. Após concluir a formação com destaque, passou a atuar no 13º Batalhão Metropolitano até o ano de 2019.
Em 2020, retornou ao 10º Batalhão da PM em Piracicaba. Em menos de um ano, foi designado novamente para ba 3ª Cia. de São Pedro, onde passou a exercer com excelência a função de Comandante de Grupo Patrulha. No mesmo ano, foi promovido a 2º Sargento da Polícia Militar, coroando uma carreira marcada por comprometimento, liderança e excelência operacional.
O sargento PM Zaghi é detentor de comportamento excepcional. Ele foi agraciado com Láureas do Mérito Pessoal em 5º, 4º, 3º, 2º e 1º graus, além da Medalha da Revolução Constitucionalista de 1932, honraria concedida a militares que se destacam por sua bravura e dedicação ao serviço público. Recebeu diversas homenagens como Policial Destaque, não apenas no âmbito da Companhia, mas também no Batalhão e no Comando do Interior. Sua atuação firme contra a criminalidade, sua conduta irrepreensível e seu trabalho próximo à comunidade rendeu a Zaghi dezenas de elogios formais registrados por delegados, juízes, promotores e representantes da sociedade civil.
Casado com Giovana Duarte Giordan Zaghi, é pai de três filhos: Bruno Giordan Zaghi, Rafael Giordan Zaghi e Daniel Giordan Zaghi. Homem de valores familiares sólidos, transmite à sua família os mesmos princípios de honestidade, disciplina e serviço ao próximo que norteiam sua atuação profissional.
O sargento Zaghi é exemplo de iniciativa e dedicação. Sempre que possível, repassa seus conhecimentos aos subordinados, zelando pela correta aplicação dos procedimentos operacionais padrão. Seu nome está vinculado à imagem de segurança e ordem pública na cidade de São Pedro, tamanha é sua identificação com a comunidade local.
Antônio Carlos dos Santos, conhecido como ET, nasceu em 30 de julho de 1969 em São Paulo. Em 1981, mudou-se para São Pedro e construiu sua trajetória de vida aqui, se dedicando à nossa amada cidade.
Durante sua adolescência, foi aluno do JAP, da 5ª série até o 3º Colegial, sempre participando do Centro Cívico, atividades culturais e competições esportivas. Funcionário da Escola Estadual José Abílio de Paula desde 1988, foi contratado pela APM (Associação de Pais e Mestres) da escola, através de um convênio com o Governo do Estado, sendo posteriormente aprovado em concurso público em primeiro lugar em 1991.
Como servidor público ao longo desses 35 anos de trabalho frente à comunidade escolar, ajudou a formar várias gerações de são-pedrenses. Cidadão atuante na comunidade são-pedrense, desenvolveu ações em diversas frentes. Desde a sua juventude, gosta de política. Militou ao lado de grandes nomes da história, como o ex-governador Mário Covas.
Sempre foi um apaixonado pela cidade e sua história. É querido e conhecido por todos, além de exemplar pai de família e marido. Há alguns anos, Antonio Carlos desenvolve importante trabalho na AFUSE (Associação dos Funcionários e Servidores da Educação), desde 2008, quando foi eleito conselheiro regional da entidade. Hoje, tem a função de secretário. Faz um trabalho de formação, ministrando palestras, conferências e workshops, em diversas cidades de São Paulo e outros Estados do País, debatendo temas como assédio moral no ambiente de trabalho, benefícios e armadilhas do crédito consignado e Constituição de 1988, além de palestras motivacionais e dicas para elevar a autoestima.
Pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), foi um dos responsáveis pelas resoluções aprovadas em seu 33º Congresso Nacional, em especial ao tópico de direitos dos portadores de deficiência, criando a nomenclatura: Trabalhador em Educação Portador de Deficiência, primeiro passo para definir políticas públicas que permitirão adequar o ambiente de trabalho a esses profissionais. Desta forma, com essa atuação, tem se destacado na defesa dos direitos dos trabalhadores e dos direitos sociais.
Casou-se com Vanessa Simões, em 1998. Com ela, teve três filhas: Lívia Simões dos Santos, Yuri Simões dos Santos e Alice Simões dos Santos. Antonio Carlos, o ET do JAP, tem pela cidade de São Pedro um amor infinito, puro e verdadeiro.
As proposituras são de autoria dos vereadores José Roberto de Moura, Du Sorocaba, Cri Duarte – Mandato Coletivo e Daniel Sepulvida.
