14ª Sessão Ordinária

Sessão - Terça-feira, 05 de Agosto de 2025


14ª Sessão Ordinária

Segunda-feira (dia 4/8) foi noite de 14ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de São Pedro. Na ocasião, os atletas Kaique Hideky Matsunaga, 28 anos, e Miguel Henrique de Lima, 16 anos, receberam moções de aplausos e congratulações, em mãos. Ambos se destacam pela prática do jiu-jitsu. 

 

O autor das moções, o vereador Cri Duarte, fez a entrega dos quadros. “Para ultrapassar limites, precisamos dos outros. Sou muito grato a Cri e Giliarde, por acreditarem em mim quando nem eu mesmo acreditava. Hoje, graças a eles, posso representar a cidade e ensinar”, disse Kaique, que tem mais de 100 títulos e cinco cinturões no currículo. “Ajudem o esporte. Ajudem a dar suporte para as crianças, nem todas têm disposição e o que comer. O esporte contribui com a interação e socialização, muda a perspectiva e a vida da pessoa. Esporte é saúde, disposição e qualidade de vida”.

 

Kaique Hideky Matsunaga (Kaique Lyotinho) começou na capoeira e disputou campeonatos nas seguintes modalidades: boxe, wreestling, muay thai, MMA e jiu-jitsu. O lutador realizou 12 lutas profissionais no MMA (Artes Marciais Mistas), com o cartel de nove vitórias e três derrotas.

 

Miguel Henrique de Lima nasceu no berço das artes marciais. Quando veio ao mundo, seus pais moravam no Centro de Treinamento Giliarde de Lima. Seguiu os passos de seu pai, Giliarde. Ele começou a competir ainda criança, com 4 anos de idade. Hoje, apesar da pouca idade, acumula mais de 100 lutas e títulos. “Quero chegar longe e levar o nome da cidade a muitos lugares. Muita gente diz que não tenho cara de lutador, mas sigo lutando”, afirmou Miguel. “Venho batalhando pelo projeto social na escola Guido Dante. Todo sábado vou lá. Para mim é uma honra estar aqui na Câmara, recebendo esta moção. Sou muito grato a esta homenagem”. 

 

Projetos de Lei 

 

Os vereadores fizeram a leitura de dois projetos de lei – Projeto de Lei nº 85/2025, deCri Duarte-Mandato Coletivo, que institui a Semana Municipal do Idoso, a ser comemorada anualmente na primeira semana de outubro, e o Projeto de Lei nº 86/2025, deDu Sorocaba eJosé Roberto-Dudu, que implementa o Programa Aposentadoria Justa, “voltado à orientação, apoio e defesa dos direitos dos idosos aposentados frente a abusos bancários e endividamento”. 

 

O Projeto de Lei nº 78/2025, deDaniel Sepulvida, institui o Mês Agosto Lilás, de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e de divulgação da Lei Maria da Penha, ao passo que oProjeto de Lei nº 79/2025, deAldo Enfermeiro eDu Sorocaba,cria o Programa de Saúde Integrada para Idosos com mais de 80 anos, com o objetivo de promover a qualidade de vida, autonomia e inclusão social da população nessa faixa etária. Ambos foram aprovados pelos vereadores em 1ª votação.

 

Os parlamentares aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 87/2025, deThiago Silva, que autoriza a abertura de crédito especial na legislação orçamentária do município (apreciação em regime especial de urgência) e o Projeto de Lei nº 70/2025, deRobinho Pedrosa, que institui o Mês Maio Furta-Cor, “que terá como objetivo a conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna” (2ª Votação). Além dessas proposituras, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 74/2025, deLuciano Mazzonetto, Zé Henrique e Claudio Ramos, que cria a Campanha de Conscientização sobre a Depressão Infantil e na Adolescência (2ª Votação). A Câmara Municipal também aprovou, em regime especial de urgência, o Projeto de Lei nº 88/2025, daMesa Diretora, que autoriza a reprogramação orçamentária de emendas parlamentares impositivas consignadas na Lei Orçamentária Anual de 2025.

 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR À 14ª SESSÃO ORDINÁRIA

Câmara Municipal


São Pedro